Prazer do livro


A criança que desde cedo ouve ler contos, publicados em livro, faz a 'experiência do livro' - como fonte de prazer.

Fonte de prazer com implicações no desejo de saber ler; e ler. 

Frédérique Papy escreveu e introduziu, nas suas aulas, «contos matemáticos: estórias dirigidas a crianças; abundantemente ilustradas, com espaços em branco a preencher. Na sua perspetiva, os «contos matemáticos» favorecem o diálogo entre o educador e o educando, com base na leitura e interpretação, inclusive de imagens.

Há contos de autor que, enquanto tecido textual aberto, permitem 'pegar' com naturalidade na matemática - expressa ou 'escondida' no texto ou em palavras e/ou na ilustração. A criança - animada pelo encantamento - abre-se ao diálogo; deixa crescer dentro dela 'o prazer de ler'. Paralelamente, passa a olhar a matemática, sem receios.

No horizonte dos possíveis                  

contos – geometria

Interação transdisciplinar: leitura como fonte de prazer - linguagem verbal e escrita - interpretação figurativa - descoberta - aplicação de regras.






«Em geral, os labirintos são constituídos por caminhos ladeados por paredes − sebes ou outras plantas altas. Estes labirintos são uma invenção relativamente recente. Anteriormente, construíam-se labirintos em turfa. Na maioria desses labirintos, caminhava-se sobre os relevos de turfa e as “paredes” eram as cavidades.»




Diálogo

1. Lê o texto em voz baixa, só para ti. E, agora, em voz alta para nós.

2. Há, neste texto, alguma palavra que não saibas o que significa? Escreve essa palavra ou palavras numa folha do teu caderno.

- Vamos, agora, conversar sobre essa ou essas palavras.

3. Já alguma vez percorreste um labirinto? Como era esse labirinto? Tiveste dificuldade em encontrar a saída? 

- Conta-me como foi.


 Descoberta



Aplicação de regras

«Há belos e complicados labirintos com sebes. Para os atravessar, podemos aplicar a regra da mão direita:
à entrada do labirinto, encostar a mão na parede da sebe que fica à nossa direita. E percorrer o labirinto sem nunca a retirar.»




 




Contributos

A ação lúdica sobre imagens apropriadas e apelativas, apoia a compreensão visual - favorável à aprendizagem da Geometria. Tem em conta:
- a coordenação da visão com atos da mão;
- o desenvolvimento do sentido de lateralidade;
- a captação de aspetos peculiares de um dado cenário.

Abordaremos, novamente, o tema «labirintos».

Frédérique Papy (1920-2011): matemática e pedagoga, publicou, entre 1963 e 1966, conjuntamente com seu marido, Georges Papy, um programa pedagógico, no âmbito da educação em matemática - na perspetiva da Matemática Moderna.


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