A arte é uma expressão do Belo. O artista, o seu criador. 2.


«Sem uma ação escolar orientadora do desenvolvimento da consciência estética as potencialidades criadoras do ser diminuem, e a recetividade ao fenómeno artístico cremos que estiola. [...]
Parece-nos evidente que a educação estética não pertence, dentro da escola, especialmente a uma determinada disciplina, ela pode processar-se em todas as disciplinas.»
A. Betâmio de Almeida*

A apreciação de obras de arte contribui para sensibilidade estética conjuntamente com criatividade. Projeta-se no pensamento analítico e no pensamento crítico: no seu desenvolvimento e amplitude.

No horizonte dos possíveis                                                                                                                                 

arte – geometria
Interação disciplinar: apreciação de obras de arte - linguagem verbal e escrita - representação figurativa.


Momento 1
A casita clara

1. Conta-me uma estória, uma pequena estória, inventada por ti para «A casita clara». A começar assim: Era uma vez…

2. Imagina que «A casita clara» vai ser exposta, numa exposição de arte moderna, século XX. Preenche a legenda para esta obra, a constar no catálogo dessa exposição. Assim:

- Título:
- Artista:
- Criação (ano):
- Técnica:
- Dimensões:
 
3. Há quem considere que as janelas de «A casita clara» apresentam cores garridas. És da mesma opinião? Diz-me porquê.

4. Comenta a seguinte afirmação: «A obra "A casita clara" transmite alegria».


Momento 2
Geometria

1. Falaste-me das cores desta pintura. Agora, vais debruçar-te sobre as formas.
- As portas e as janelas de «A casita clara» lembram-nos figuras geométricas. Que nome dás a essas figuras?
- Faz um esboço de cada uma dessas figuras sobre papel quadriculado. Legenda cada uma das figuras, referindo o seu nome.
 
2. Imagina quatro amigos, a Amélia, o Duarte, a Renata e o Tiago, a terem uma conversa sobre quadriláteros. Lê o que cada um dos amigos disse:
 
- Os retângulos são quadriláteros – disse a Amélia.
- Os retângulos têm os lados paralelos, dois a dois – retorquiu o Bernardo.
- Os retângulos têm quatro ângulos retos – afirmou a Renata.
- Um quadrado é um retângulo – acrescentou o Tiago.
 
As quatro afirmações são verdadeiras. Justifica a primeira, da Amélia; e a última, do Tiago.
 
 
Dominância
- Conversa sobre uma obra de arte.
- Pergunta aberta: estimula o diálogo; a interpretação da pergunta; o esforço de compreensão, na busca da resposta; o recurso ao pensamento e à memória; incentiva argumentação.
- Comparação de formas observadas com formas geométricas.
 
Material
- Folha de papel quadriculado.
- Lápis.


Voltaremos brevemente a falar de janelas.

---------

* em «A Educação Estético Visual no Ensino Escolar», 1980: Livros Horizonte.

Comentários

Mensagens populares