A arte é uma expressão do Belo. O artista, o seu criador. 2.
«Sem uma ação escolar orientadora do desenvolvimento da consciência estética as potencialidades criadoras do ser diminuem, e a recetividade ao fenómeno artístico cremos que estiola. [...]
Parece-nos evidente que a educação
estética não pertence, dentro da escola, especialmente a uma determinada
disciplina, ela pode processar-se em todas as disciplinas.»
A. Betâmio de Almeida*
A apreciação de obras de arte
contribui para sensibilidade estética conjuntamente com criatividade. Projeta-se no
pensamento analítico e no pensamento crítico: no seu desenvolvimento e
amplitude.
No horizonte dos possíveis
arte –
geometria
Interação disciplinar: apreciação de obras de arte - linguagem verbal e escrita - representação figurativa.
Momento 1
A casita clara
1. Conta-me uma estória, uma pequena estória, inventada por ti para «A casita clara». A começar assim: Era uma vez…
2. Imagina que «A casita clara» vai ser exposta, numa exposição de arte moderna, século XX. Preenche a legenda para esta obra, a constar no catálogo dessa exposição. Assim:
- Título:
- Artista:
- Criação (ano):
- Técnica:
- Dimensões:
4. Comenta a seguinte afirmação: «A obra "A casita clara" transmite alegria».
Momento 2
Geometria
1. Falaste-me das cores desta pintura.
Agora, vais debruçar-te sobre as formas.
- As portas e as janelas de «A casita clara» lembram-nos figuras geométricas. Que nome dás a essas figuras?
- Faz um esboço de cada uma dessas figuras sobre papel quadriculado. Legenda cada uma das figuras, referindo o seu nome.
- As portas e as janelas de «A casita clara» lembram-nos figuras geométricas. Que nome dás a essas figuras?
- Faz um esboço de cada uma dessas figuras sobre papel quadriculado. Legenda cada uma das figuras, referindo o seu nome.
- Os retângulos têm os lados paralelos, dois a dois – retorquiu o Bernardo.
- Os retângulos têm quatro ângulos retos – afirmou a Renata.
- Um quadrado é um retângulo – acrescentou o Tiago.
- Pergunta aberta: estimula o diálogo; a interpretação da pergunta; o esforço de compreensão, na busca da resposta; o recurso ao pensamento e à memória; incentiva argumentação.
- Comparação de formas observadas com formas
geométricas.
Material
- Folha de papel quadriculado.
- Lápis.
- Lápis.
Voltaremos brevemente a falar de janelas.
---------
* em «A Educação Estético Visual no Ensino Escolar», 1980: Livros Horizonte.
Comentários