O Direito de Janela - O Dever de Árvore



«A natureza deve crescer livremente onde cai a chuva e a neve, o que está branco no inverno deve ser verde no verão. Tudo o que corre horizontalmente sob o céu pertence à natureza, nas estradas e nos telhados devem-se plantar árvores. Deve ser possível respirar de novo o ar do bosque na cidade.»
Hundertwasser

 No horizonte dos possíveis                                                                                                                    

arte – arquitetura-natureza – geometria
Interação transdisciplinar: linguagem verbal e escrita – pensamento crítico – representação figurativa.


Momento 1

O Direito de Janela - O Dever de Árvore


                                              Casa Hundertwasser, habitação social, Viena,
                                                  1983-86. (arquitetos Josef Krawina e Peter Pelikan)

1. Observa a imagem da faixa que envolve o livro «Hundertwasser Architecture, For a more human arquitecture in harmony with nature». Repara na abundância de janelas.

1.1. Lê, com atenção, o que Hundertwasser escreveu sobre o «direito de janela». E, depois, responde.

«Para mim, o mais importante não é nem a construção nem as paredes, mas sim as janelas, por detrás das quais vive gente. A casa é feita de janelas, são elas que a constituem. Quando são adequadas, a casa é perfeita. Há que começar a erguer o edifício pelas janelas que são a ponte entre o interior e o exterior. Assim como os poros perfuram a epiderme, as janelas atravessam a pele do edifício. As janelas equivalem aos olhos.»

1.2. Sublinha, no texto, a frase que gostarias de realçar. Explica o sentido da frase que sublinhaste.


2. Hundertwasser defendeu que:

Quem vive numa casa deve ter o direito de olhar através da sua janela; e de pintar ou desenhar o que quiser na parede exterior, até onde o seu braço lhe permitir.

- O que pensas desta sua opinião?


3. Acerca do seu trabalho, Hundertwasser manifestou desejo de transformar as cidades 'sem alma' em espaços urbanos que permitam aos seus habitantes viver em harmonia com a natureza.

- Olha novamente a imagem da Casa Hundertwasser. Vês algo que te leve a pensar na aproximação da natureza ao dia-a-dia de seus habitantes? Escreve o que viste na imagem sobre a relação natureza-vida humana, tão desejada por Hundertwasser.



Momento 2

Composição visual - Geometria


Separador*

1. Imagina o seguinte diálogo, entre dois amigos:

- A gravura do separador apresenta um eixo de reflexão - comentou o Simão.
- Ah, pois, vou já ali buscar uma tira-espelho... - retorquiu a Sílvia.

- Concordas com o Simão? Explica a tua ideia.
- Onde e em que posição colocarias a tira-espelho que a Sílvia foi buscar?


2. Constrói um separador para um dos teus livros. Atende às condições:

    Dimensões: 9 x 21 cm.
    Composição: Figurinhas de janelas e de árvores, entre linhas onduladas.
    Usa figuras geométricas variadas:
 
    - Janelas: quadriláteros - quadrados, retângulos, losangos.
    - Copas das árvores: círculos e semicírculos.

Se achares interessante a ideia, faz a tua composição, recorrendo à simetria, por reflexão.
E escolhe cores de acordo com a visão cromática de Hundertwasser: «A natureza possui essencialmente duas cores. O verde da vegetação e o preto ou o castanho-escuro da terra e da sombra.»; devemos dar primazia às cores naturais, da terra, da argila, do barro, da cal e do carvão vegetal.


Dominância

- Interpretação de texto.

- Sentido crítico.

- Observação de imagem.

– Representação de figuras geométricas.

 

Material

- Folha de papel grosso.

- Lápis de cor

- Tira espelho.


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* Separador do livro «Hundertwasser Architecture. For a more human architecture in harmony with nature».

Fontes:
«O Poder da Arte, Hundertwasser, O Pintor-Rei das Cinco Peles», Pierre Restany. Taschen, 2003.
«Hundertwasser Architecture. For a more human architecture in harmony with nature», Wieland Schmied. Taschen, 1997.

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