«A natureza deve crescer livremente onde cai a chuva e a neve, o que está branco no inverno deve ser verde no verão. Tudo o que corre horizontalmente sob o céu pertence à natureza, nas estradas e nos telhados devem-se plantar árvores. Deve ser possível respirar de novo o ar do bosque na cidade.»
Hundertwasser
No horizonte
dos possíveis
arte – arquitetura-natureza – geometria
Interação
transdisciplinar: linguagem verbal e escrita – pensamento crítico – representação
figurativa.
Momento 1
O
Direito de Janela - O Dever de Árvore
Casa Hundertwasser, habitação social, Viena, 1983-86. (arquitetos Josef Krawina e Peter Pelikan)
1. Observa
a imagem da faixa que envolve o livro «Hundertwasser Architecture, For a more human arquitecture in harmony with nature». Repara na abundância de janelas.
1.1. Lê, com atenção, o que Hundertwasser escreveu
sobre o «direito de janela». E, depois, responde.
«Para mim, o mais importante não é nem a construção nem as paredes, mas sim as janelas, por detrás das quais vive gente. A casa é feita de janelas, são elas que a constituem. Quando são adequadas, a casa é perfeita. Há que começar a erguer o edifício pelas janelas que são a ponte entre o interior e o exterior. Assim como os poros perfuram a epiderme, as janelas atravessam a pele do edifício. As janelas equivalem aos olhos.»
1.2. Sublinha,
no texto, a frase que gostarias de realçar. Explica o sentido da frase que sublinhaste.
2. Hundertwasser
defendeu que:
Quem vive numa casa deve ter o direito de olhar através da sua
janela; e de pintar ou desenhar o que quiser na parede exterior, até onde o seu
braço lhe permitir.
- O que
pensas desta sua opinião?
3. Acerca do
seu trabalho, Hundertwasser manifestou desejo de transformar as cidades 'sem alma' em espaços urbanos que permitam aos seus habitantes viver em harmonia
com a natureza.
- Olha
novamente a imagem da Casa Hundertwasser. Vês algo que te leve a pensar na aproximação
da natureza ao dia-a-dia de seus habitantes? Escreve o que viste na imagem
sobre a relação natureza-vida humana, tão desejada por Hundertwasser.
Momento 2
Composição visual - Geometria
Separador*
1. Imagina o seguinte diálogo, entre dois amigos:
- A gravura do separador apresenta um eixo de reflexão - comentou o Simão.
- Ah, pois, vou já ali buscar uma tira-espelho... - retorquiu a Sílvia.
- Concordas com o Simão? Explica a tua ideia.
- Onde e em que posição colocarias a tira-espelho que a Sílvia foi buscar?
2. Constrói
um separador para um dos teus livros. Atende às condições:
Dimensões:
9 x 21 cm.
Composição: Figurinhas de janelas e de árvores, entre linhas onduladas.
Usa figuras geométricas variadas:
- Janelas: quadriláteros - quadrados, retângulos, losangos.
- Copas das árvores: círculos e semicírculos.
Se achares interessante a ideia, faz a tua composição, recorrendo à simetria, por reflexão.
E escolhe cores de acordo com a visão cromática de Hundertwasser: «A natureza possui essencialmente duas cores. O verde da vegetação e o preto ou o castanho-escuro da terra e da sombra.»; devemos dar primazia às cores naturais, da terra, da argila, do barro, da cal e do carvão vegetal.
Dominância
- Interpretação
de texto.
- Sentido
crítico.
- Observação
de imagem.
– Representação de figuras geométricas.
Material
-
Folha de papel grosso.
-
Lápis de cor
-
Tira espelho.
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* Separador do livro «Hundertwasser Architecture. For a more human architecture in harmony with nature».
Fontes:
«O Poder da Arte, Hundertwasser, O Pintor-Rei das Cinco Peles», Pierre Restany. Taschen, 2003.
«Hundertwasser Architecture. For a more human architecture in harmony with nature», Wieland Schmied. Taschen, 1997.
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