Girassóis
Se perguntássemos a alguém, ao acaso, acerca da impressão com que se fica quando olhamos um terreno povoado de girassóis, certamente, essa pessoa dir-nos-ia da beleza que esse terreno manifesta. A certas horas do dia, sob azuis celestes; ou sob céus escurecidos, no regresso das noites.
Polinização: abelha.
Foto: Susana Correia.
Tal beleza implica-se naturalmente na nossa inteligência emocional: cria sensações passíveis de serem traduzidas para pintura, poesia ou conto.
O girassol é uma inflorescência.
Fotos: Susana Correia.
Se observarmos um girassol, facilmente nos apercebemos que as suas flores, e mais tarde, os seus frutos, vulgarmente chamados semente, descrevem espirais concêntricas, umas no sentido dos ponteiros do relógio; outras no sentido contrário. Se contássemos as referidas espirais encontraríamos dois números: 21 e 34; ou 34 e 55; ou ainda 89 e 144. Em qualquer um dos casos, trata-se de dois termos sucessivos da série de Fibonacci.
No
horizonte dos possíveis
números - natureza - poesia - pintura
Interação interdisciplinar: leitura de texto - leitura de imagem - leitura de poema - representação figurativa.
Momento 1
Fibonacci
Vou falar-te de um matemático – Leonardo Pisano (1170-1250) –, como quem conta uma história. Assim:
Era uma vez um matemático. Um matemático chamado Leonardo Pisano. Leonardo Pisano nasceu na Idade Média, em Pisa, Itália. Mais tarde, em tempos mais modernos, passou a ser conhecido pelo nome de Fibonacci, «filho de Bonacci».
Num belo dia, Fibonacci imaginou um problema – o problema dos coelhos. Este problema, dos coelhos, ficou famoso, pois, a sua solução é uma série de números, conhecidos por números de Fibonacci.
- E como saber se um dado número é um número de Fibonacci? Observa o esquema:
Padrão de desenvolvimento da série de Fibonacci. *
Momento 2
Girassóis
Vou falar-te de uma planta – do girassol. Como quem conta uma história.
Para conhecermos bem um girassol, o melhor é observar.
Fotos: Susana Correia.
Os girassóis embelezam campos e quintais; e basta um só girassol para alegrar as nossas casas, com o seu caule mergulhado em água, numa jarra de vidro, de barro ou de porcelana.
O girassol é uma planta. Uma planta com muitas e muitas florinhas. Muito próximas umas das outras. Essas florinhas e, depois, os frutos que delas nascem – normalmente chamados semente – descrevem espirais: umas, no sentido dos ponteiros do relógio; outras, no sentido contrário.
1. Se contarmos as espirais, as descritas no sentido dos ponteiros do relógio e as descritas no sentido contrário, chegamos a dois números: vinte e um e trinta e quatro. Ou, então, cinquenta e cinco e oitenta e nove. Ou, ainda, oitenta e nove e cento e quarenta e quatro.
Vinte e um e trinta e quatro são números sucessivos da série de Fibonacci.
E
- 55 e 89?
E
- 89 e 144?
Verifica. Constrói uma tabela.
Momento 3
Poesia
Já alguma vez comparaste um girassol a um carrossel? Vinicius de Moraes – poeta, cantor, jornalista e compositor brasileiro (1913-1980) – comparou o girassol a um carrossel.
Lê o seu poema «O Girassol», em voz baixa, só para ti. Depois, lê «O Girassol» como quem canta.
Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel
Roda, roda, roda
Carrossel
Roda, roda, roda
Rodador
Vai rodando, dando mel
Vai rodando, dando flor
Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel
Roda, roda, roda
Carrossel
Gira, gira, gira
Girassol
- Gostava que transmitisses a graciosidade deste poema numa linda ilustração: desenhos de espirais e círculos sobre fundo colorido.
Momento 4
Pintura
Escreve um comentário que nos diga das emoções que podemos sentir quando olhamos esta obra de Vincent van Gogh (pintor holandês, 1853-1890).
Natureza-Morta: Jarra com Catorze Girassóis. **
Vincent van Gogh
Arles, Agosto de 1888
Óleo sobre tela: 93 x 63 cm
Londres, National Gallery
Dominância
- Observação
- Cálculo/ organização de dados em tabela
- Leitura/ comunicação
- Composição plástica/ geométrica
*Ilustração: Simona Traina, em «Ao redor de uma acácia e outros contos, Eugénia Soares Lopes. 2010. Edições Afrontamento.
** em «Van Gogh», Rainer Metzger, Ingo F. Walther. 2008. Taschen.
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