Classificação de padrões.
Papel para découpage. |
Muito embora não haja limites na criação de padrões de papel de parede (designação que inclui os soalhos de linóleo, os tecidos estampados, as telas e os panos bordados, as carpetes e os tapetes…) está provado que existem exatamente dezassete tipos distintos, conforme o grupo de simetria que apresentam.
Sabendo isto, é natural que já lhe tenha surgido a questão:
- Como
se classificam os padrões?
Recordemos, primeiramente, um pouco da sua história:
Recordemos, primeiramente, um pouco da sua história:
Evgraf
Fedorov (1853-1919), cristalografista
e mineralogista russo, foi o primeiro investigador a identificar os dezassete
grupos de simetria, isto em 1891, embora sem grande divulgação. George Pólya, matemático húngaro, redescobre, em 1924, esses mesmos dezassete tipos cujos nomes - p1, pg, pm, cm, p2, pgg, pmg, pmm, cmm, p3, p31m, p3m1, p4, p4m, p4g, p6, p6m - vêm da cristalografia. Mais recentemente, Dorothy Wasshburn, arqueóloga, e Donald W. Crowe, matemático, criaram um fluxograma para classificação de padrões bidimensionais, no âmbito da antropologia cultural - divulgado por Donald W. Crowe, 1986.
É também usado na classificação de padrões de papel de parede.
Há procedimentos a ter na classificação dos padrões. Ou seja:
Investigar – de modo sistemático – as isometrias presentes, com
início nas perguntas:
- Há rotações que deixam o desenho globalmente fixo? De que ângulo?
E ir eliminando hipóteses.
Poderá observar, de seguida, uma sistematização das várias hipóteses a averiguar (construída de acordo com o fluxograma de W. Crowe):
Poderá observar, de seguida, uma sistematização das várias hipóteses a averiguar (construída de acordo com o fluxograma de W. Crowe):
Há rotações que
fixam o desenho? De que ângulo?
Só a identidade
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||||||
N
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p1
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|||||
N
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Há reflexões deslizantes?
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|||||
Há reflexões?
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S
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pg
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N
|
pm
|
|||||
S
|
Há reflexões deslizantes?
|
|||||
S
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cm
|
|||||
De 180o
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||||||
N
|
p2
|
|||||
N
|
Há reflexões deslizantes?
|
|||||
Há reflexões?
|
S
|
pgg
|
||||
S
|
pmg
|
|||||
S
|
Os eixos de reflexão são todos
paralelos entre si?
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pmm
|
||||
S
|
||||||
N
|
Todos os centros de rotação pertencem
a eixos de reflexão?
|
|||||
N
|
cmm
|
|||||
De 120o (e múltiplos)
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||||||
N
|
p3
|
|||||
Há reflexões?
|
N
|
p31m
|
||||
S
|
Todos os centros de rotação pertencem
a eixos de simetria?
|
|||||
S
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p3m1
|
|||||
De 90o (e múltiplos)
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||||||
N
|
p4
|
|||||
Há reflexões?
|
S
|
p4m
|
||||
S
|
Todos os centros de rotação pertencem
a eixos de reflexão?
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|||||
N
|
p4g
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|||||
De 60o (e múltiplos)
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||||||
N
|
p6
|
|||||
Há reflexões?
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||||||
S
|
p6m
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N:
Não.
S: Sim.
Temos como exemplo:
Caderno de notas. |
Há rotações que fixam o desenho? De que ângulo?
Só a identidade.
Há reflexões?
Não.
Há reflexões deslizantes?
Não.
Em suma: Contém apenas translações, segundo direções
diferentes.
Tipo: p1.
Tipo: p1.
De seguida, irei propor-lhe que observe a classificação dos dezassete padrões de papel de parede que teve já a oportunidade de observar.
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