A arte é uma expressão do Belo. O artista, o seu criador. 1.

 

«A matemática une admiravelmente a fluidez
fascinante das imagens ao rigor.»
Teresa Vergani*

Uma obra de arte vai para além da sensibilidade criadora do artista que a produziu: torna-se meio de comunicação; influencia emoções; reestrutura o nosso imaginário; inspira, em outros, a criatividade.

E:

A criatividade leva, conjuntamente com o pensamento e conhecimentos adquiridos – e de modo singular –, a agir a favor da descoberta e da invenção. Sustenta a busca da compreensão; a procura da solução ou soluções de um dado problema; a criação do novo.

É criadora. E, em simultâneo, conducente à criação.

No horizonte dos possíveis                                                         

arte – geometria

Interação transdisciplinar: expressão plástica - linguagem verbal e escrita - expressão gestual - representação figurativa.

 
Momento 1
No Grande Espaço é Sempre Noite

Tens aqui uma imagem de uma pintura de Ana Hatherly. Olha bem para ela e conta-me o que vês.

Pintura: tinta da china e guache sobre papel, 30x21cm; da série «No Grande Espaço
é Sempre Noite», 1965 (Coleção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste
Gulbenkian).


1. Que material usou Ana Hatherly nesta sua pintura? Qual a medida do comprimento da folha de papel que Ana Hatherly usou? E da largura?

          – Procura as respostas na legenda.

       2. Diz-me uma palavra que esta figura colorida a amarelo te lembre.

  

     Porquê essa palavra? Explica-me.

     Esta figura lembra-nos uma figura geométrica que tu conheces bem. Que nome dás a essa figura geométrica?
     Levanta um dos teus dedos indicadores. E com a ponta desse teu dedo levantado desenha, no espaço, a fronteira dessa figura geométrica. A fronteira dessa figura é uma linha. Que nome dás a essa linha?


Momento 2
Composição visual

(A tua composição – colagem – deve ser algo de diferente desta pintura de Ana Hatherly.)

1.      Pega num resto de papel colorido, num cartucho ou num velho cartaz que possas rasgar.

2.    Rasga vários pedaços de papel com a forma de figuras geométricas. Figuras em que a fronteira seja uma linha curva.

3.     Segue os passos:

 Pinta uma folha de papel. Usa uma cor de que gostes. Deixa secar.

 Cola na tua folha pintada as figuras que recortaste.

 Desenha sobre a tua colagem – com lápis de cor bem afiado ou caneta – algumas linhas sinuosas.

 

Linha sinuosa.

4.     Escreve uma legenda para a tua colagem.

 

Dominância

 Pergunta aberta: estimula o diálogo, a interpretação da pergunta, o esforço de compreensão, na busca da resposta, o recurso ao pensamento e à memória; incentiva argumentação.

 Expressão artística: estimula a capacidade imaginativa, a criatividade e invenção; aprofunda a ‘inteligência’ da mão; fomenta o sentido do belo.

 Ação gestual: requer ação e movimento e contenção da mão, em vista ao acerto; contribui para a coordenação visual-motora e, simultaneamente, para a assimilação de conceitos.

 

 

Material


 Resto de papel colorido ou um cartucho ou cartaz inutilizado

 Cola

 Lápis de cor ou caneta


 ---------

 *em «Educação Matemática», 1993: Universidade Aberta.

 

Comentários

Mensagens populares