A arte é uma expressão do Belo. O artista, o seu criador. 1.
«A matemática une admiravelmente a fluidezfascinante das imagens ao rigor.»Teresa Vergani*
Uma obra de arte
vai para além da sensibilidade criadora do artista que a produziu: torna-se
meio de comunicação; influencia emoções; reestrutura o nosso imaginário;
inspira, em outros, a criatividade.
E:
A criatividade leva, conjuntamente com o pensamento e conhecimentos
adquiridos – e de modo singular –, a agir a favor da descoberta e da invenção.
Sustenta a busca da compreensão; a procura da solução ou soluções de um dado
problema; a criação do novo.
É criadora. E, em simultâneo, conducente à criação.
No horizonte dos possíveis
Interação transdisciplinar: expressão plástica - linguagem verbal e escrita - expressão gestual - representação figurativa.
No Grande Espaço é Sempre Noite
Tens aqui uma imagem de uma pintura de Ana Hatherly. Olha bem para ela e conta-me o que vês.
Pintura: tinta da china e guache sobre papel, 30x21cm; da série «No Grande Espaço é Sempre Noite», 1965 (Coleção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian). |
– Procura as respostas na legenda.
2. Diz-me uma palavra que esta figura colorida a amarelo te lembre.
– Esta figura
lembra-nos uma figura geométrica que tu conheces bem. Que nome dás a essa
figura geométrica?
– Levanta um dos teus dedos indicadores. E com a ponta desse
teu dedo levantado desenha, no espaço, a fronteira dessa figura geométrica. A
fronteira dessa figura é uma linha. Que nome dás a essa linha?
(A tua composição – colagem – deve ser algo de diferente desta pintura de
Ana Hatherly.)
1.
Pega num resto de papel colorido, num cartucho
ou num velho cartaz que possas rasgar.
2. Rasga vários pedaços de papel com a forma de
figuras geométricas. Figuras em que a fronteira seja uma linha curva.
3. Segue os passos:
– Pinta uma folha de papel. Usa uma cor de que gostes. Deixa
secar.
– Cola na tua folha pintada as figuras que recortaste.
– Desenha sobre a tua
colagem – com lápis de cor bem afiado ou caneta – algumas linhas sinuosas.
Linha sinuosa. |
4. Escreve uma legenda para a tua colagem.
Dominância
– Pergunta aberta: estimula o diálogo, a interpretação da pergunta, o esforço de compreensão, na busca da resposta, o recurso ao pensamento e à memória; incentiva argumentação.
– Expressão artística: estimula a capacidade imaginativa, a criatividade
e invenção; aprofunda a ‘inteligência’ da mão; fomenta o sentido do belo.
– Ação gestual: requer ação e movimento e contenção da mão, em vista ao acerto;
contribui para a coordenação visual-motora e, simultaneamente, para a assimilação
de conceitos.
Material
– Resto de papel colorido
ou um cartucho ou cartaz inutilizado
– Cola
– Lápis de cor ou caneta
Comentários