Jogos de espelhos 1.

 Espelhos


A reflexão tem a ver com algo que se repete. Os espelhos têm a possibilidade de apoiar, de modo sugestivo, experiências visuais que permitam às crianças entenderem e caracterizarem a reflexão – já que operam imagens simétricas.


O objeto real colocado em frente ao espelho ou entre espelhos repete-se, uma ou mais vezes, numa série de imagens virtuais que são cópia do objeto real.


Compreender é ver.
Alice e a gatinha ao espelho, Ana Couto.

Foto: Raquel Dora Pinho.


Os jogos de espelhos causam, certamente, admiração e, até mesmo, algum encantamento, pela riqueza simétrica que evidenciam e por aspetos imprevistos que surgem ao olhar surpreendido das crianças: criam um ambiente de prazer e de descoberta. 
Incentivam a perceção sobre a informação sensorial colhida.

O pensamento visual
- sustentado por experiências visuais concretas - 
suscita formas de motivação e de compreensão.
Alice e a gatinha entre espelhos incidentes, Ana Couto.
Foto: Raquel Dora Pinho.

As experiências visuais com espelhos poderão ainda contribuir para competências narrativas:

- Conta-me o que vês.

A criança que narra o que vê seleciona aspetos pertinentes (diferencia-os de eventuais características acessórias) e atribui-lhes significado. Faz o esforço de lógica e de raciocínio necessários para estruturar bem  a sua narrativa; e encontra as “chaves” de uma linguagem mais organizada para bem explanar.
A criança, na sua explanação, fala-nos, neste caso, da reflexão: aprofunda a sua compreensão deste conceito.


Psicologia da forma (“gestalt psychology”): Teoria do âmbito da psicologia. Nasce no início do século XX. Seus fundamentos têm por base a experimentaçãocientífica. Max Wertheimer é o seu fundador.
Implicou-se profundamente no campo da educação em matemática, sobretudo no que respeita à importância do pensamento visual.

Zoltán Pál Dienes: Matemático húngaro. Elaborou um método para exercitar a lógica e desenvolver o raciocínio abstrato. Demonstrou que as crianças de cinco anos poderiam, através do uso de material concreto – bem delineado, visualizável, táctil e adequado –, chegar a um pensamento lógico mais elevado.

Comentários

Mensagens populares