A leitura de um poema apela ao encontro do leitor com o ritmo do poema: convida a vivenciar a sonoridade, a cadência; suscita a descoberta das pausas. E, se tal encontro acontecer, surgirá diante do leitor o sentido e a beleza do poema.
«O encontro com um poema, tal como o encontro com uma pessoa, requer tempo, paciência, lentidão, uma frequentação obstinada, o desejo de descobrir e ao mesmo tempo uma certa resignação. É preciso aceitar que um encontro, se for importante, seja um apelo de tentação em nós», Jean-Pierre Siméon.
No horizonte dos possíveis
confluência de linguagens
O Poema: Haicai de outono
Uma borboleta amarela?
Ou uma folha seca
Que se desprendeu e não quis pousar?
Mario Quintana*
Tempo do Poema
Procura, dentro de ti, o ritmo do poema. E, depois, lê-mo, em voz alta. Tens tempo: eu espero.
Experimenta outros ritmos para este poema.
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1. A que estação do ano se refere o poema?
2. Por quantos versos é composto?
3. Quem é o autor do poema?
Tempo da expressão plástica e geometria
1. Traça um quadrado numa folha de papel (usa esquadro e lápis bem afiado). Qual a medida do lado do teu quadrado de papel?
2. Recorta o quadrado que desenhaste.
3. Desenha figuras nesse teu quadrado de papel. Pinta, com cores de outono, as figuras que desenhaste.
4. Dobra ao meio o teu quadrado de papel. Vinca a linha de dobragem. Dobra-o novamente ao meio, de modo que a nova linha de dobragem seja perpendicular à anterior. Vinca essa linha de dobragem.
(Observa a figura-exemplo.)
4. Observa imagens.
Passos:
(observa as figuras-exemplo.)
- Coloca uma tira refletora perpendicularmente ao teu quadrado de papel sobre uma das linhas de dobragem. Conta-me o que observaste.
- Coloca duas tiras refletoras perpendicularmente ao teu quadrado de papel. Conta-me o que observaste.
Construção de imagens (cópias de figuras desenhadas) com espelhos
e respetivas fotos: Ana Ferreira e Frederico Ferreira.
Dominância
- Perguntas abertas/ comunicação.
- Experimentação.
A visualização espacial facilita a aprendizagem da Geometria. Apoia o desenvolvimento de capacidades diferenciadas - essenciais para uma melhor perceção do mundo à nossa volta.
Abordaremos de novo esta questão.
*Em «O livro de haicais»; Mario Quintana: organização Ronald Polito. Editora Globo S.A. São Paulo (SP) Brasil. 1ª edição. 2009
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