Haicai de outono

 


A leitura de um poema apela ao encontro do leitor com o ritmo do poema: convida a vivenciar a sonoridade, a cadência; suscita a descoberta das pausas. E, se tal encontro acontecer, surgirá diante do leitor o sentido e a beleza do poema. 

«O encontro com um poema, tal como o encontro com uma pessoa, requer tempo, paciência, lentidão, uma frequentação obstinada, o desejo de descobrir e ao mesmo tempo uma certa resignação. É preciso aceitar que um encontro, se for importante, seja um apelo de tentação em nós», Jean-Pierre Siméon.

No horizonte dos possíveis

confluência de linguagens

O Poema: Haicai de outono


Uma borboleta amarela?
Ou uma folha seca
Que se desprendeu e não quis pousar?


Mario Quintana*


Tempo do Poema

Procura, dentro de ti, o ritmo do poema. E, depois, lê-mo, em voz alta. Tens tempo: eu espero.

Experimenta outros ritmos para este poema.

.

1. A que estação do ano se refere o poema?

2. Por quantos versos é composto?

3. Quem é o autor do poema?


Tempo da expressão plástica e geometria


1. Traça um quadrado numa folha de papel (usa esquadro e lápis bem afiado). Qual a medida do lado do teu quadrado de papel?

2. Recorta o quadrado que desenhaste.

3. Desenha figuras nesse teu quadrado de papel. Pinta, com
 cores de outono, as figuras que desenhaste.

4. Dobra ao meio o teu quadrado de papel. Vinca a linha de dobragem. Dobra-o novamente ao meio, de modo que a nova linha de dobragem seja perpendicular à anterior. Vinca essa linha de dobragem.

(Observa a figura-exemplo.)




4. Observa imagens.

Passos:
(observa as figuras-exemplo.)

- Coloca uma tira refletora perpendicularmente ao teu quadrado de papel sobre uma das linhas de dobragem. Conta-me o que observaste.





- Coloca duas tiras refletoras perpendicularmente ao teu quadrado de papel. Conta-me o que observaste.







Construção de imagens (cópias de figuras desenhadas) com espelhos
e respetivas fotos: Ana Ferreira e Frederico Ferreira.


Dominância

- Perguntas abertas/ comunicação.
- Experimentação.


A visualização espacial facilita a aprendizagem da Geometria. Apoia o desenvolvimento de capacidades diferenciadas - essenciais para uma melhor perceção do mundo à nossa volta.
Abordaremos de novo esta questão.


*Em «O livro de haicais»; Mario Quintana: organização Ronald Polito. Editora Globo S.A. São Paulo (SP) Brasil. 1ª edição. 2009

Comentários

Mensagens populares