Notas pedagógicas 1.

     Reflexões


Exposição interativa dirigida a crianças e jovens.
Cartaz, Susana Santos.


A imagem precede o pensamento. Este ponto de vista nasce de experiências científicas, levadas a cabo no âmbito da psicologia da forma, sobre a capacidade humana de interpretar mentalmente sensações e experiências, segundo determinados princípios organizativos; e de transformar essa informação sensorial recebida numa forma particular de compreensão.
É relatado por artistas plásticos com argumentos enraizados na sua experiência pessoal; e aceite por educadores em matemática.

Segundo, Zoltán Pál Dienes:

A criança domina um conceito abstrato quando consegue discernir o que existe de comum numa gama variada de situações experimentais e consegue pôr de lado eventuais caraterísticas acessórias. Quando, aos olhos da criança, se evidenciam as propriedades pertinentes em jogo.

É essa experiência do olhar e de discernir em situação experimental que permite à criança armazenar um conjunto rico de imagens mentais relativas aos conceitos adquiridos – imagens passíveis de serem usadas como ferramenta de acesso a novos comportamentos mentais. Dando azo ao pensamento visual.

A educação em matemática deverá, pois, contemplar a aprendizagem da visão: a criança que olha e perscruta formas visualizáveis, sobre quadros percetivos, faz a experiência do olhar; acede à inteligibilidade das coisas através do pensamento visual.
Usa a compreensão visual, no rumo à abstração.

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